Principais Estilos da Caligrafia Árabe

Todas as formas de caligrafia árabe que existem derivam de um dos dois estilos utilizados na era pré-islâmica: o Kufi (geométrico) e o Naskh (cursivo). Cada estilo foi criado com um propósito diferente e tem suas próprias regras e características visuais:

۞ Estilos Geométricos

 Kufi : (ou Cúfico) tem esse nome por causa da cidade de Kufa (Iraque), onde se desenvolveu a partir do século VIII. É considerado o mais antigo estilo da caligrafia árabe e antigamente era chamado de Hiri, (da cidade de Al-Hira capital do reino Lakhmida, e foi originalmente influenciado pelo alfabeto siríaco). Os primeiros exemplares do Alcorão foram escritos em estilo Kufi. A característica principal desse estilo são as formas angulosas e geométricas, muitas vezes os pontos das letras são quase imperceptíveis e os diacríticos marcados na cor vermelha.
Detalhe de uma página do Alcorão em estilo Kufi antigo
Possui as seguintes variantes: 

Kufi floral:  no qual os traços adquirem características florais e se entrecruzam.
 Kufi floral: Shahada 
Kufi geométrico: no qual as letras são estilizadas em formas geométricas simplificadas. É um dos estilos mais utilizados na decoração, especialmente em mosaicos e azulejos, uma vez que suas formas angulosas se adaptam facilmente ao formato de quadrado e retângulo. As inscrições que decoram as paredes exteriores de mesquitas, minaretes e cúpulas são geralmente em estilo Kufi geométrico.

Kufi geométrico: Bismillah
Andaluzi ou Maghrebi: derivado do Kufi antigo, surgiu no Magreb do séc. X. É a forma de escrita, tradicionalmente usada em Al-Andalus e pelos povos muçulmanos da África Ocidental. Este estilo era escrito com uma pena de madeira diferente do cálamo que tinha uma ponta afiada como as usadas na Europa. Por este motivo,a espessura da linha  geralmente é uniforme. Também foge as regras de proporção aplicadas em outros estilos, dando uma maior liberdade de execução.
Kufi Maghrebi: Exemplar de um Alcorão do séc. XIII
۞ Estilos Cursivos 

Os "Seis Estilos" cursivos (Al-Aqlam al-Sittah) foram introduzidos por Ibn Muqla (c. 939) e depois aperfeiçoados por seus sucessores Ibn al-Bawwab (c. 1022) e Yaqut al-Musta'simi (c. 1298). Por serem mais fáceis de ler e escrever, eles passaram a ser mais usados que os estilos geométricos (exceto na decoração e arquitetura).
Os "Seis Estilos" (Al-Aqlam al-Sittah)

Naskh(significa "cópia") é o estilo mais básico, derivado da antiga escrita cursiva pré-islâmica, cujas proporções foram definidas por Ibn Muqla. Surgiu provavelmente no séc. X e tem esse nome por ter sido desenvolvido para tornar a caligrafia mais rápida e eficiente, especialmente para cópias de manuscritos. Foi o estilo mais usado no Alcorão, decretos oficiais e correspondências particulares. Atualmente é o estilo em que se baseiam os caracteres de tipografia na maioria dos países que usam o alfabeto árabe. Deu origem a muitos outros estilos caligráficos conhecidos.
Estilo Naskh: Sura Al-Fatihah (detalhe de um Alcorão do séc. XV)
 Ruq'a: derivado do Naskh, seu nome significa "pedaço", porque foi criado para ser escrito em pequenos pedaços de papel, para que pudesse ajustar o texto ao menor espaço possível. É um estilo totalmente simplificado, sem ornamentação e sem uso de diacríticos, às vezes algumas letras são escritas sobrepostas as outras. Os dois pontos são convertidos em uma linha horizontal e os três pontos são escritos como uma espécie de acento circunflexo. O Ruq'a é o estilo mais usado na escrita de hoje especialmente no Machreq (países árabes do Oriente).
Bismillah em estilo Ruq'a
Thuluth: (significa "um terço") é muito semelhante ao Naskh, do qual também é derivado,  porém com letras  verticalmente maiores. Surgiu no século XIII como o estilo ornamental, competindo com o Kufi e foi aperfeiçoado pelos calígrafos otomanos. O Thuluth original rapidamente deu lugar a um estilo mais livre, em que as letras são alongadas ou encurtadas à vontade para se adaptar ao espaço da escrita (geralmente um retângulo). Os espaços em branco entre as letras geralmente são preenchidos com sinais diacríticos ou sinais puramente ornamentais, que servem apenas para deixar a composição harmoniosa. Um exemplo deste estilo é a inscrição na bandeira da Arábia Saudita .
Estilo Thuluth: caligrafia otomana do séc. XIX
Tawqi': ("assinatura") surgiu durante o califado Abássida (750-1258), quando era usado para datar e assinar decretos oficiais. É uma variante menor do Thuluth cujas características são as longas verticais e grandes curvas abaixo da linha da escrita. Foi gradualmente substituído pelo estilo Diwani, e seu uso é  pouco comum.
Estilo Tawqi': detalhe de um Alcorão do afegão do séc. XII
Muhaqqaq: (significa, "claramente expressado") é um estilo preciso, com mais enfase na horizontal, letras com pontas e curvas mais proeminentes do que no estilo Naskh
Estilo Muhaqqaq: exemplar de um Alcorão Timúrida do sec. XIV ou XV

Rayhani: (nome de uma planta) é uma versão menor e geralmente usada em conjunto com o Muhaqqaq. No séc. XVII, o uso desses estilos entrou em declínio.

۞ Estilos Persas

Os estilos persas ou Farsi como o nome sugere, surgiram nas regiões da Ásia influenciadas pela cultura persa. Geralmente caracterizados pela simplificação das letras e os traços horizontais que se alongam alternando de tamanho entre uma letra e outra. Dos estilos de origem persa, um dos mais famosos é o Nasta'liq, cujo nome é uma junção de naskh + ta'liq , ou seja, " naskh pendurado". As palavras tendem a iniciar um pouco acima da linha da escrita e terminar um pouco acima, dando a impressão de que estão "penduradas". Também há uma acentuada variação entre traços grossos e finos, que é conseguida alternando dois tipos de cálamos, um com o triplo de espessura do outro. O Nasta'liq é o estilo mais usado para a tipografia em urdu e outras línguas do subcontinente indiano que usam caracteres de origem árabe. Há outra variante mais  ornamental conhecido como Shekasteh Nastaliq ou "Nastaliq quebrado"largamente usada em poesias.

Bismillah em estilo Farsi ou Nasta'liq
 Shekasteh Nasta'liq:
verso de um poema de Omar Khayyam 
Diwani, também derivado do Naskh, tem esse nome por  ter sido utilizado na administração (diwan ) do Império Otomano. Foi inventado pelo calígrafo Husam Rumi a partir do estilo persa Ta'liq, antecessor do Nasta'liq, e se tornou popular durante o reinado de Suleiman, o Magnífico (1520 - 1566). É um estilo muito ornamental, caracterizado por linhas excessivamente alongadas e curvas, espaço reduzido entre as palavras. É comum escrever palavras ou frases inteiras em Diwani sem tirar o cálamo do papel. Este estilo deu origem a outro ainda mais ornamental, chamado Diwani Jali ou ("Diwani sublime"), assim como no Thuluth, as lacunas são preenchidas com sinais diacríticos e ornamentais.
Estilo Diwani
Estilo Diwani Jali

Há estilos caligráficos menos conhecidos usando outros instrumentos: os muçulmanos da China, por exemplo, usavam o próprio pincel dos calígrafos chineses, para a caligrafia árabe criando um estilo muito particular,o Sini.

Bismillah em estilo caligráfico islâmico chinês (Sini)

(Baseado em Wikipedia e CalligraphyQalam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário